Pesquisadores de instituições brasileiras identificam no café um gene com potencial de tornar plantas mais resistentes à escassez de água.A partir do sequenciamento do genoma do café, uma iniciativa da Embrapa e de outras instituições brasileiras concluída em 2004, os pesquisadores começaram a estudar os genes da planta e a procurar neles características desejáveis que pudessem melhorar a produção agrícola nacional, como a resistência à seca.
O gene batizado de CAHB12 foi identificado como aquele capaz de conferir uma maior tolerância à seca, pois se expressava quando a planta era submetida à escassez de água.
Restava saber se o CAHB12 estava realmente relacionado com respostas adaptativas ao déficit hídrico no café. Para isso, os pesquisadores submeteram plantas da espécie Coffea arabica, a mais utilizada comercialmente, a períodos de até dez dias sem água. Até agora, os testes foram feitos apenas em plantas de laboratório, mas a equipe adianta que pretende testar em campo a resistência à seca em plantas como soja, cana-de-açúcar e algodão.
Por: Carolina Drago
Nenhum comentário:
Postar um comentário